quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Software é capaz de melhorar elaboração de medicamentos

Pesquisadores do Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, desenvolveram software capaz de melhorar o desenvolvimento de medicamentos.
A abordagem permite saber quais drogas recém-criadas vão se ligar bem ao objetivo e vão funcionar e quais precisam ser melhoradas.
A teoria da perturbação da simetria adaptada (SAPT) permite aos cientistas estudar as interações entre as moléculas, tais como aquelas entre uma droga e seu alvo. No passado, algoritmos de computador que estudavam essas interações não covalentes eram muito lentos, limitando os tipos de moléculas que podem ser estudadas usando métodos mecânicos quantum precisos.
David Sherrill (à direita), líder da pesquisa
O novo programa, criado pelo professor de química David Sherrill, pode estudar moléculas com mais de 200 átomos mais rápido do que qualquer outro programa existente. "Nosso programa de análise rápida é projetado para melhorar o conhecimento sobre o porquê de certas moléculas serem atraídas umas pelas outras. Ele também pode nos mostrar como as interações entre as moléculas podem ser sintonizadas por modificações químicas. Tal conhecimento é a chave para o avanço do desenvolvimento racional de drogas", explica Sherrill.
Os algoritmos também podem ser usados para melhorar a compreensão das estruturas cristalinas e energéticas, bem como o arranjo 3D de macromoléculas biológicas. A equipe usou o software para estudar as interações entre DNA e proflavina; essas interações são típicos daquelas encontrados entre DNA e várias drogas anti-câncer.
Os pesquisadores da Georgia Tech decidiram distribuir seu código gratuitamente. O software deve estar disponível no início de 2012.
Eles agora planejam usar o software para estudar as interações não covalentes envolvendo indinavir, que é usado para tratar pacientes com HIV.



Fonte: ISaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário