sábado, 19 de novembro de 2011

Sequenciamento completo do genoma da vacina brasileira contra tuberculose


O Brasil integra o grupo dos 22 países que possuem 80% dos casos de tuberculose no mundo. Sendo assim, a vacina contra a doença que, além de fazer parte do grupo básico de vacinas no país, já possui mais de uma variante, tendo duas delas com seus genomas sequenciados. Agora, uma terceira variante teve seu genoma completamente desvendado, graças a estudos realizados por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz.

Os dados obtidos com o estudo da chamada BCG Moreau RDJ (variante da BCG no Brasil) são considerados fundamentais para o futuro de pesquisas como, por exemplo, o aprimoramento da vacina e o desenvolvimento de novos imunizantes combinados. O alto grau de detalhamento das informações obtidas através de uma cepa de Mycobacterium bovis atenuada (utilizada na fabricação de vacina brasileira contra a tuberculose) pode trazer grandes benefícios às pesquisas relacionadas à doença, uma vez que tais informações podem ser utilizadas para fortalecer e diversificar as linhas de pesquisa desenvolvidas no Brasil e no mundo a respeito da tuberculose.

Uma das linhas de pesquisa, a qual está relacionada com o desenvolvimento de novos imunizantes, conta com a descoberta dessas informações para estudos que visam melhorar a imunoproteção, reduzindo os possíveis efeitos colaterais e melhorando o controle de qualidade da vacina brasileira. Outra possibilidade é a criação de vacinas recombinantes de DNA que imunizem contra a tuberculose e outros agentes causadores de doenças, como protozoários, vírus e bactérias, os quais sejam capaz de promover alterações no DNA da BCG Moreau.

Mais de dois milhões de pessoas ainda morrem em decorrência da tuberculose no mundo, sendo seis mil delas no território brasileiro. Logo, o sequenciamento do genoma dessa variante é de grande valia para a ciência em âmbito mundial.

Leia mais em: iSaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário