terça-feira, 22 de novembro de 2011

Infravermelho contra o câncer


Segundo pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer de Maryland, nos EUA , um tratamento com luz infravermelha pode ser a nova ferramenta promissora no combate ao câncer. O estudo, publicado na revista Nature Medicine, mostra que determinadas drogas inseridas nos tumores podem ser ativadas somente quando atingidas pelos raios infravermelhos. O tratamento seria, portanto, mais preciso do que os atuais, sem danificar os tecidos vizinhos.
Atualmente, os tratamentos contra câncer podem ser grosseiramente separados em três categorias: os que usam radiação, as cirurgias para a retirada de tumores e o uso de drogas para matar as células cancerígenas, sendo que todos eles apresentam efeitos colaterais.
Neste estudo, os cientistas fizeram uso de anticorpos que tinham como alvo proteínas localizadas nas superfícies das células cancerígenas. Eles então acoplaram uma substância química, conhecida como IR700 ao anticorpo. Essa substância é ativada quando atingida por luz infravermelha, que possuí a capacidade de penetrar vários centímetros na pele.
Para testar a combinação IR700 e infravermelho, os cientistas implantaram tumores nas costas de camundongos, que receberam a droga e foram expostos a raios. O volume do tumor foi reduzido significativamente em comparação aos camundongos não tratados e a sobrevivência dos animais medicados foi prolongada.
O experimento, portanto, mostrou a eficácia da combinação, revelando o uso de raios infravermelhos mais um importante passo na luta contra o câncer.

Leia mais em: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário