quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Glicose é alternativa para produção de polímeros

Uma pesquisa sobre a produção de polímeros epóxi de fontes renováveis, como a glicose, poderá contribuir para a criação de produtos que possam, no futuro, substituir os derivados de petróleo. O trabalho, realizado no New Jersey Institute of Technology (NJIT), dos Estados Unidos, contou com a participação do professor Luiz Henrique Catalani, do Instituto de Química (IQ) da USP, e dos pesquisadores do NJIT, Michael Jaffe, Antony East e Yi Zhang.
O bisfenol A (BPA) é um composto usado na fabricação de polímeros utilizados em embalagens plásticas de alimentos, em mamadeiras e no revestimento interno de latas. O uso do BPA é proibido em diversos países, pois há estudos mostrando que o composto age no organismo como o hormônio estrogênio, podendo causar diversos problemas de saúde, como câncer, além de alterações nas funções endócrinas. 18102011glicoseagenusp004.jpg (230×130)
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que, a partir de janeiro de 2012, fica proibido o uso de BPA na fabricação de mamadeiras, pois os bebês seriam os mais afetados pela ação do bisfenol A no organismo. Como as moléculas de BPA são instáveis, sob aquecimento do material, haveria a possibilidade de uma maior liberação da substância.
A pesquisa, intitulada Polímeros de epóxi termofixos de recursos renováveis (Patente dos EUA 7.619.056), foi agraciada com o prêmio Thomas Alva Edison Patent 2011, nos Estados Unidos, na categoria Química de Produtos Renováveis. A patente pertence às duas instituições, USP e NJIT.






Para ler a reportagem completa, clique AQUI
Fonte: Agência USP de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário