segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estudo em animais mostra que medicamento dado ao nascer impede diabetes

Foram realizadas pesquisas com a aplicação de medicamento humano para adultos diabéticos em animais recém nascidos. O resultado surpreendente é que a droga quando ministrada muito cedo na vida, impede a possibilidade posterior de se desenvolver a doença.
Se o estudo for feito em humanos o medicamento poderá impedir que crianças venham a desenvolver diabetes do tipo 2 ao longo da vida. Portanto, existe um intervalo de tempo na infância em que se pode proteger permanentemente as células responsáveis pela produção de insulina e, consequentemente, evitar a doença.
O hormônio utilizado na pesquisa foi o hormônio Exendin-4 recentemente aprovado para a utilização em pessoas que apresentam diabete 2 e não conseguem processar a insulina naturalmente, ou sua produção é insuficiente. Apesar de o mecanismo de ação da droga não ser conhecido, sabe-se que ele aumenta a secreção de insulina em adultos.
Pesquisas anteriores revelaram que a falta de disponibilidade da quantidade necessária de hormônios e nutrientes para o o desenvolvimento fetal está relacionada a crianças que passaram por complicações no crescimento intra-uterino durante a gestação. Esse problema altera irreversivelmente a expressão gênica e danifica as células produtoras de insulina presentes no pâncreas.
Durante o estudo foram recriados problemas intra-uterinos em ratos e analisada a atuação do medicamento quando ministrado nestes ratos recém-nascidos. Foi observado que ele aumentou a expressão de um gene essencial às células beta produtoras de insulina a fim de que funcionem corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário