sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Desvendando os “truques” do parasita


             Pesquisadores da universidade de Maryland, em conjunto com pesquisadores brasileiros, estão estudando os mecanismos segundos os quais funciona o parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. O trabalho procurou detalhadamente os meios pelos quais o protozoário invade e ocupa as células humanas.
            As conclusões foram as de que o Trypanosoma cruzi tem a habilidade de colocar os sistemas de reparo da célula para funcionarem a seu benefício, fato que explica a afinidade deste parasita por células musculares, causando a expansão do coração(órgão muscular), sintoma característico da fase crônica desta doença. As estatísticas mostram que houve uma redução dos casos de indivíduos acometidos com tal enfermidade, mas ainda estima-se que 3 a 5 milhões tenham a forma crônica do mal de Chagas.
            Para esse estudo, os pesquisadores estudaram e filmaram todos os passos da invasão do Trypanosoma cruzi a célula. A movimentação do parasita junto a célula lesiona a membrana externa, possibilitando a entrada de íons. Com a entrada desses íons, a célula aciona alguns mecanismos, que porventura acabam por formar uma curavatura quando tentando reparar a parte lesionada, assim tornando mais fácil a invasão do T. cruzi a célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário