terça-feira, 15 de novembro de 2011

Biologia molecular da célula é foco de estudo de grupo do ICB-USP

O grupo de Biologia Molecular da Célula do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) está desenvolvendo um estudo que visa o desenvolvimento de medicamentos e vacinas para "controlar" o programa de vida das células.

A professora Eugênia Costanzi Strauss, pertencente ao departamento, disse que as células-tronco de tecidos musculares, nervosos e também da retina são objetos de estudo da pesquisa. Serão buscadas formas de interferir diretamente na tradução de proteínas específicas de cada célula e como elas funcionam, possibilitando a mudança de função de certa célula para que esta exerça a função de outro tipo celular.

Toda célula possui um ciclo de vida, este inclui sua divisão, senescência e morte. No caso das células tumorais, não ocorre a fase de senescência e morte, as células começam a se reproduzir indefinidamente. Caso o estudo obtenha sucesso, esse é um dos problemas que poderiam ser sanados a partir do uso desta técnica, que poderia alterar a "programação" da célula cancerígena, incluindo em seu ciclo a fase de morte.

Algumas técnicas para transformar um tipo de tecido celular em outro incluem o uso de fármacos ou até vetores virais, estes tem como função carregar algum material genético específico para que haja essa mudança entre os tipos de tecido e transmiti-la para as células nas quais se deseja que ocorra essa mudança.

Se este assunto te interessou, veja a notícia na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário