domingo, 20 de novembro de 2011

Bioenergia e Biotecnologia Branca


Uma das vertentes mais importantes da biotecnologia no cenário atual é o uso  responsável e sustentável dos recursos naturais. Com as crises no preço do petróleo e a necessidade de políticas amigáveis ao meio ambiente, a biotecnologia vem com a missão de explorar os recursos de forma a aproveitá-los ao máximo. Para tanto, existem, entre outras, as áreas de bioenergia e biotecnologia branca.

A área de bioenergia consiste no aproveitamento de resíduos da indústria e agricultura como fonte de energia alternativa. Dentre as possibilidades estão os biocombustíveis e o uso de biomassa. No caso dos biocombustíveis, o etanol é o mais utilizado e recorrente no mundo todo. O Brasil é o país que mais se utiliza dessa alternativa. A produção do álcool é feita em usinas de cana de açúcar, a partir da fermentação do caldo da cana. O processo fermentativo consiste na quebra do açúcar em etanol por microorganismos, como fungos e bactérias. Dessa produção, obtém-se uma grande quantidade de resíduo, que é utilizado na maioria das usinas como fonte de energia. Esse lixo orgânico é queimado, produzindo parte da energia necessária à própria indústria, o que é um exemplo de uso da biomassa.

O problema da fonte do álcool é que para suprir a necessidade energética do país, seria necessário um extenso espaço para plantio de cana de açúcar, o que atrapalharia a produção de alimentos. A alternativa apresentada seriam as algas, vegetais inferiores com grande capacidade de produção de óleo. As vantagens do uso desses organismos são: a não competição de terreno com a agricultura, a produção eficiente de óleo, além de serem consumidoras de gás carbônico (CO2), um dos gases que agravam o efeito estufa e aquecimento global.

A biotecnologia branca trata-se de um setor que utiliza recursos naturais na produção de bioprodutos de interesse comercial. ­Falaremos aqui sobre biopolímeros, que são longas cadeias de composto químico de fonte renovável. Os polímeros são amplamente utilizados na indústria de embalagem e cosmética e são derivados do petróleo, como por exemplo, isopor, teflon e PVC. Os biopolímeros, no entanto, têm origem em fontes renováveis como cana-de-açúcar, milho, mandioca, óleos de girassol, soja, mamona, entre outros. A vantagem desse material é ser biodegradável, levando menos tempo para ser degradado no ambiente.

Dentre outras formas, a biotecnologia, portanto, tem o papel fundamental de harmonizar a produção industrial e agrícola e o meio ambiente. E o Brasil tem plenas condições de ser referência mundial nessa área, por suas condições climáticas e variedade biológica.

Rafaela Herrera Silva – Membro do departamento de Gestão de Pessoas – Biotec Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário