sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uma nova esperança!

Uma pequena parte de um receptor cerebral, um aminoácido denominado NMDA (N-metil-D-aspartato), acaba de ser anunciado por um grupo de cientistas da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, como um alvo promissor para o desenvolvimento de novos medicamentos contra Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.
“É a primeira vez que essa região do cérebro se mostrou útil como um alvo de drogas. Se pudermos encontrar um composto químico que se ligue nessa região e prenda as subunidades dos receptores NMDA, o resultado será muito importante na busca de alternativas de tratamentos para danos provocados por acidentes vasculares cerebrais (AVC), Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas”, disse Gabriela Popescu, principal autora do estudo.

Os dois principais receptores no cérebro para o glutamato, que está envolvido com tais doenças bem como outras condições, são o NMDA e o AMPA, ambos com papéis fundamentais na memória e no aprendizado humano.


O grupo conseguiu obter uma redução expressiva na atividade do NMDA e, consequentemente, uma diminuição na quantidade de cálcio que entra os neurônios em resposta ao glutamato. O excesso de cálcio devido à maior atividade de receptores NMDA é o que eventualmente terminará por matar neurônios, levando aos sintomas comuns que ocorrem após um AVC ou doenças neurodegenerativas.
Com uma nova esperança, os pesquisadores esperam que o novo alvo possa resultar no desenvolvimento de drogas mais eficientes.

Saiba mais: aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário