sábado, 1 de outubro de 2011

Mensageira da Morte


Claudio Joazeiro e Mario Bengtson, cientistas brasileiros que realizam pesquisas no Scripps Research Institute, de La Jolla (Califórnia), descobriram que determinada proteína encontrada em eucariotos é responsável pela degradação de outras proteínas tóxicas ao organismo. A falta dessa proteína (chamada de listerina) na célula acarreta no acúmulo de substâncias tóxicas no interior das mesmas, podendo causar a morte da mesma; a falta dessa proteína pode estar relacionada à doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.
Há alguns anos atrás, Juazeiro e o pesquisador Steve Kay, descobriram que camundongos com mutação nos genes LISTER (responsáveis pela produção de listerina) desenvolviam problemas nos neurônios motores da medula espinhal. Como essa enfermidade parecia estar relacionada com acúmulo proteico indesejado na célula, Joazeiro e Bengtson decidiram pesquisar mais sobre essa proteína, que está presente em praticamente todos os organismos eucariotos. Descobriu-se que a hipótese estava correta; células sem essa proteína não conseguia degradas essas proteínas disformes.
            A listerina age juntamente com o ribossomo (proteína responsável pela produção de proteínas) e com as ubiquitinas (proteínas reguladoras presentes em praticamente todas as células eucariotas). Ela se liga a um ribossomo e liga às proteínas modificadas as ubiquitinas, que servem como “etiquetas” de morte para eles.
Há vários anos os cientistas tentam achar a proteína responsável pela “limpeza” celular, mas nunca o fizeram, pois não procuraram o que realmente deveriam procurar; procuravam por tmRNAs, que são as estruturas responsáveis pela degradação proteica em procariotos, quando na verdade era a proteína listerina a responsável por essa função em eucariotos.
Ainda não foram obtidos resultados conclusivos, mas há a possibilidade de que doenças degenerativas como as antes citadas (Alzheimer e Parkinson) estejam ligados à falta de listerinas, uma vez que, em cérebro de animais o acúmulo de proteínas do tipo Tau é comumente relacionada com o Alzheimer.


Para ver o artigo na íntegra, clique aqui.

Fonte: Fapesp Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário