sábado, 8 de outubro de 2011

Matador de vírus turbinado

Foi descoberta uma técnica simples para “turbinar” um material já conhecido, capaz de matar microorganismos. O dióxido de titânio (ou titânia), conhecido por suas propriedades antipatogênicas, especialmente contra agentes bacterianos, quando adicionado ao silicone, se torna extremamente eficaz contra vírus que se espalham tanto por meio aéreos quanto por meios líquidos.

O TiO2 é usado para matar microorganismos e decompor matéria orgânica através de fotocatálise. Também é usado como pigmento em tintas, em protetores solares e como corante alimentar. Turbinando-o com sílica, aumenta-se sua eficiência como um catalisador, sendo que, quando adicionada a quantidade correta da sílica ao dióxido de titânio, cria-se um efeito em nível molecular conhecido como encurvamento de banda (band bending). Tal efeito produz uma mudança na absorção da radiação ultravioleta, usada para ativar o catalisador. Flexionando as bandas é possível criar um caminho para os elétrons liberados pelos raios UV, que podem seguir adiante e reagir com a água, criando radicais hidroxila (oxidante responsável pela degradação dos contaminantes). O tratamento é muito simples, sendo melhorado o desempenho da nanopartícula em mais de três vezes e sem quaisquer custos reais.
Os testes do novo material foram realizados no rio Yangtze – o rio mais poluído do mundo. Mesmo com o imenso nível de contaminação viral da água, os cientistas obtiveram a destruição completa dos vírus.
Os resultados obtidos foram positivos e, surpreendentemente, os cientistas responsáveis pelas pesquisas não requereram uma patente, como havia de se esperar, mas sim, colocaram a técnica em domínio público, esperando que a doação em larga escala possa salvar vidas.


Fonte: site Inovação Tecnológica
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=matador-virus-turbinado-dominio-publico&id=010125110815

Nenhum comentário:

Postar um comentário