quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Maconha ?



Que o uso de drogas tem efeitos diversos no organismo já é um fato. Mas quais são os efeitos científicos delas no nosso corpo? Pesquisadores da Universidade de Farmacologia de Bristol, na Inglaterra, analisaram os efeitos negativos da maconha na memória e no pensamento e os resultados estão associados à alterações tanto na memória quanto na concentração, o que pode gerar problemas tanto sociais quanto neurofisiológicos.


Matt Jones, um dos autores da pesquisa, comparou o funcionamento do cérebro com uma orquestra: cada região faz sua parte em seu momento certo, e o resultado é algo mágico; porém se uma das regiões apresenta-se defeituosa, as redes cerebrais podem ficar 'desorquestradas'.

Para provar sua teoria, Jones e sua equipe administraram em um grupo de ratos um fármaco com princípio psicoativo semelhante ao da cannabis, a maconha, e mediram seus efeitos no sistema nervoso dos animais. Os resultados surpreenderam até os pesquisadores.

Em algumas regiões, a droga causou efeitos sutis, porém na área do hipocampo e do córtex pré-frontal, responsáveis pela tomada de decisões e memória, as ondas cerebrais foram completamente interrompidas.

O cientista ainda explicou: "O abuso da maconha é comum entre os esquizofrênicos, e estudos recentes mostraram que o princípio psicoativo da maconha pode provocar sintomas de esquizofrenia em indivíduos sãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário