terça-feira, 4 de outubro de 2011

Descoberto animal que possui potencial fotossintético



            Muitos cientistas e estudiosos se questionam se haveria alguma ligação entre plantas e animais, como se deu essa diferenciação entre eles em termos evolutivos e por que nenhum animal conhecido conseguia fazer fotossíntese.
Baseados nessas dúvidas muitas pesquisas e estudos foram realizados sobre tal temática, mas nunca foi achado um indivíduo que compartilhasse características mutuas de animais a plantas; até que um dia uma pequena lesma do mar verde passou a chamar a atenção dos cientistas, pois ela se ao se alimentar de algas da região, seu organismo começou, ao invés de digerir os cloroplastos delas, a absorvê-los e colocá-los no próprio tecido do animal, tornando-o o primeiro animal semi-clorofilado a existir.

(Elysia chlorotica)

                Após certos anos mantendo esse habito notou-se que a lesma não mais precisar mais ingerir essas algas, pois seu organismo havia integrado os genes desta ao do animal fazendo com que ele passasse a produzir sua própria clorofila. Com isso o animal começou a fazer fotossíntese, tronando-se o primeiro animal fotossintético a existir em toda face da Terra.
                O híbrido em questão é conhecido por Elysia chlorotica, uma lesma que pode ser encontrada na costa leste da América do Norte. Ela pode chegar até 6 cm de comprimento e apresenta uma coloração verde quando adulta e acinzentada quando jovem.
               Essa descoberta é extremamente importante para os ramos da ciência, pois como muitos não acreditavam, uma animal pode sim vir a produzir seu próprio alimento, técnica que pode ser estudada, e quem sabe futuramente, implementada em novas tecnologias.

                Para mais: http://www.sciencenews.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário