segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bactéria transforma jornal em biocombustível


Pesquisadores da Universidade de Tulane, Estados Unidos, descobriram uma bactéria capaz de transformar celulose em butanol, isso mesmo, papel em matéria prima para combustível alternativo.
                                             Equipe de pesquisa
Essa bactéria, a TU-103, foi encontrada durante pesquisas em dejetos de animais. Estudos otimizam que ela é capaz de transformar a celulose mesmo com a presença de oxigênio, o que é mortal para outras bactérias também produtoras de butanol. Uma notícia animadora, pois produzir o álcool em um local livre de oxigênio é um processo muito caro.
O grupo de pesquisa liderado pelo professor David Mullin já entrou com o processo de patente da ideia que, além de barata, conta com matéria prima em abundância. Por ano, cerca de 323 milhões de toneladas de material feito com celulose nos Estados Unidos poderiam ser usadas para a fabricação de bio-butanol.  
Esse biocombustível pode ser considerado melhor do que o etanol (produzido, geralmente, a partir da cana-de-açúcar).  Isso porque ele seria menos corrosivo e mais energético, além de poder ser transportado através de gasodutos de combustíveis já existentes.
Essa pesquisa está sendo feita com jornais de edições antigas de The Times-Picayune, jornal diário da região de Nova Orleans, sendo uma alternativa para essa vasão de toneladas de papéis.

Maiores informações: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/bacteria-transforma-jornal-em-biocombustivel-21092011-39.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário