quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Veias artificiais são criadas por cientistas

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, conseguiram criar uma veia artificial a partir de uma impressora 3D. Para tanto, eles utilizaram duas técnicas: a impressão 3D e a polimerização multifóton.

A primeira técnica é realizada por impressoras 3D, capazes de gerar objetos a partir de diversos materiais. Elas aplicam o material em camadas determinadas e as unem através de radiação ultra-violeta, tudo de acorde com um design já determinado. O uso da tinta também foi importante. Foi utilizado uma mistura de polímeros sintéticos com biomoléculas, que dá ao material propriedades como flexibilidade e elasticidade. 

Mas só essa técnica não era capaz de criar os vasos artificiais, então os cientistas a uniram a outra técnica: a polimerização de dois-fótons. Nessa técnica, pulsos de laser estimulam, em determinados pontos, as moléculas do material em criação. Essas duas técnicas unidas faz com que o material final seja um sólido elástico, semelhante aos vasos humanos naturais.

Apesar dessa pesquisa ainda ser inicial, ela já possui um grande na reconstrução de tecidos humanos pois abre portas para o conhecimento de como construir órgãos sintéticos, que poderão ser utilizados para transplantes humanos, diminuindo muito a enorme fila que o mundo possui.

Fonte: INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário