terça-feira, 27 de setembro de 2011

Uma nova Luz se Acende

                                      HIV (em vermelho)                            fonte

Pesquisadores ingleses conseguiram impedir que o HIV atacasse o sistema imunológico do corpo ao modificar a membrana da célula do vírus.
Os resultados, publicados na revista Blood cientistas do Imperial College London e da Universidade Johns Hopkins, podem abrir caminho para a criação de uma vacina.
O vírus HIV é causador da Aids, prejudica o corpo danificando seu sistema de defesa (imunológico).  Ela é a terceira maior causa de morte em países em desenvolvimento, matando 1,8 milhões de pessoas por ano no mundo.
Muitos pesquisadores, no entanto, acreditam que o HIV causa uma super-reação inicial do sistema, enfraquecendo a próxima linha de defesa do corpo. Algumas de suas células de defesa, chamadas plasmacytoid dendritic cells (pDCs), reconhecem o HIV rapidamente e reagem, produzindo moléculas sinalizadoras que ativam muitos processos e danificam o sistema se permanecerem ligados por muito tempo.
 Vai Na nova pesquisa, os cientistas encontraram evidências de que é justamente assim que o vírus age – e conseguiram bloquear essa ação removendo o colesterol da membrana de sua célula (o vírus utiliza a membrana das células que ataca). Ao remover o colesterol, o vírus não pode ativar as pDCs. Como consequência, as células T, que orquestram a segunda leva de resposta, mais organizada, podem atacar o vírus de forma mais eficiente.
Embora a pesquisa seja bastante inicial, ela ajuda a desvendar a complexa forma de atuação do vírus. Além disso,  a descoberta do colesterol abre caminho para o desenvolvimento de um novo tipo de vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário