sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um pâncreas artificial capaz de curar diabetes tipo 1?


            Pacientes com diabetes passam por muitas dificuldades, em vista da necessidade de tomar injeções de insulina diariamente, do constante controle de hábitos alimentares e de consultas médicas para tratamento e manutenção da saúde. Essa rotina pode um dia se tornar história médica.
            Para tentar dar aos diabéticos uma chance de vida normal, sem essa constante preocupação, está sendo desenvolvido um pâncreas artificial pela clínica Mayo, que com um adesivo colocado na área abdominal pode medir continuamente o nível de açúcar, e uma pequena bomba que injeta a insulina por baixo da pele. Foi desenvolvido também por bioengenheiros italianos um programa de algoritmos, ligando o adesivo a bomba.
            Este programa estará carregado com informações sobre o paciente, gerando um sistema autônomo que praticamente se auto gere, retirando a necessidade do paciente de manuseá-lo. A precisão do tratamento é chave, pelo fato do pâncreas produzir quase nenhuma insulina, sendo que níveis anormais de açúcar no sangue podem levar a complicações sérias, como infarto, derrame ou danos nos nervos, olhos e rins. Esse sistema poderá eventualmente tratar até mesmo pessoas com diabetes tipo 2, na qual o corpo resiste à insulina.
            O pâncreas artificial faz parte do esforço para tratar as milhões de pessoas que sofrem de diabetes, desenhado para reproduzir o efeito do metabolismo humano, um processo muito complexo que consiste na absorção de energia da comida ingerida. As muitas variantes fisiológicas que compõe o ser humano fazem deste um desafio, por isso novas descobertas sobre o funcionamento do corpo estão sendo levadas em consideração quando inseridas no programa de algoritmos, levando a um tratamento melhor do paciente.

 


2 comentários:

  1. onde podemos encontrar esse adesivo?por favor me enviem.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anitta, obrigado por seu comentário.
    Esse adesivo ainda está em fase de desenvolvimento. Vamos torcer para que logo já esteja disponível.

    ResponderExcluir