sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reciclagem de dióxido de carbono


O que sempre gerou preocupações e incertezas quanto à sua emissão agora pode colaborar na industria bioquímica e farmacêutica. Estudos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente visa a captura química do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera através de uma molécula denominada DBN. 
A molécula, uma base orgânica nitrogenada, é capaz de capturar o dióxido de carbono e formar compostos denominados carbamatos. O diferencial é que esse CO2 pode ser liberado posteriormente com o controle da temperatura em que é armazenado.
Para a captura do CO2, o DBN retira um hidrogênio da águae ganha uma carga positiva. Isso faz com que ions negativos sejam gerados e estes são responsáveis pelo "ataque" ao dióxido de carbono, formando bicarbonatos. As pesquisas agora buscam uma ligação nitrogênio-carbono para que  todo o processo possa ocorrer sem a presença de água. Dessa forma, a molécula DBN poderia ser utilizada no "tratamento de doenças relacionadas à concentração de CO2 nas células e em alguns tecidos, como o pulmonar" , de acordo com González, principal autor do estudo.
Também estuda-se a aplicação do DBN na substituição de reagentes tóxicos na preparação de pesticidas e fármacos, representando uma grande vantagem no campo biotecnológico.

Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário