terça-feira, 20 de setembro de 2011

A primeira Célula Sintética

Em maio de 2010, o famoso cientista Craig Venter anunciou a criação da primeira célula sintética.
Craig ficou conhecido depois de criar um grupo de pesquisa privado para concorrer com o Projeto Genoma Humano do governo, acelerando, em meses, o sequenciamento do nosso código genético.
Depois desse embate, Venter fundou uma empresa que se dedica a estudar todos os aspectos e avanços da biologia sintética.

E sua última conquista foi o desenvolvimento de um genoma completamente artificial, ou seja, feito em laboratório, mas com as mesmas substâncias do genoma natural, e o colocou em uma célula bacteriana sem código genético.
A partir da inserção desse genoma na célula bacteriana, ela começou a produzir das proteínas desse DNA e se modificou completamente, tornando-se, então, uma nova célula.
Muito cientistas alegam que esse experimento não consiste na criação de uma célula sintética, pois a estrutura da célula veio de uma bactéria já formada, mas concordam que o genoma desenvolvido foi o maior feito em laboratório até agora, com cerca de 1 milhão de unidades de comprimento (bases nitrogenadas).

Sendo uma célula sintética ou não, Craig Venter deu mais um grande passo no entendimento do desenvolvimento da vida!

Para ver a reportagem inteira, clique aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário