quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Grande inovação em pequena escala

A nanotecnologia é uma ciência que estuda novas propriedades e fenômenos em materiais que contêm um tamanho relativamente pequeno, equivalente a 1 milímetro dividido por 1 milhão de vezes. Partículas com essa característica, quando incorporadas a outros produtos, podem promover uma série de benefícios aos consumidores, sendo alguns exemplos, existentes no Brasil, nanopartículas que têm funções como combater microrganismos ou garantir maior eficiência de adesivos.
Nanopartículas de prata ampliadas
Imagine que você esteja em uma sala, sendo atendido por um dentista e que, provavelmente, sua boca será examinada com a mesma mão que ajustou a iluminação sobre a cadeira odontológica ou que pegou certo aparelho, usado durante a consulta. Muitas bactérias estão presentes nos equipamentos e partir disso, a nanotecnologia aparece para solucionar o problema: Esses objetos, entre outros como a cadeira de dentista, mangueiras e bandejas, podem ser recobertos de material com nanotecnologia de prata que provoca reação na parede celular dessas bactérias, eliminando-as e evitando possíveis contaminações para o paciente seguinte.
A empresa brasileira Nanox, de São Carlos (SP), licencia e coordena a produção e aplicação de produtos tecnológicos com ação antimicrobial, os quais também encontram-se em bebedouros de aço inoxidável e plástico da empresa IBBL, de Itu (SP), como bactericida, e nos secadores de cabelo e chapas de alisamento da  empresa Taiff, sendo as nanopartículas responsáveis por eliminar microrganismos presentes nos jatos de ar ou nas chapas, tornando os cabelos mais limpos.
Percebe-se, então, que os usos da nanotecnologia são ilimitados, podendo abranger desde a sofisticação de sacos de lixo para área hospitalar a tapetes e carpetes onde o objetivo seria eliminar ácaros, agentes relacionados à alergia. Com tantos lançamentos e possibilidades de aplicações nanotecnológicas, a Nanox, que tem concorrência de outras empresas estrangeiras, não deixa de ter contato mais próximo com as universidades brasileiras, como a UFSCar e Unesp, as quais apoiam a pesquisa de alta tecnologia no Brasil e auxiliam esses produtos oferecendo estudos em seus laboratórios equipados, com a finalidade de avaliar o que realmente é nanométrico e quais podem ser suas funções.

Outras utilidades da nanotecnologia já postadas no Blog:
- "Super areia deixa água cinco vezes mais pura"
- "Nanopartículas magnéticas fritam tumor"

Fonte: Revista Pesquisa FAPESP Online - Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário