segunda-feira, 5 de setembro de 2011

GENE DE MACACOS PODE AJUDAR NA CRIAÇÃO DE VACINAS CONTRA A AIDS

Pesquisadores dos Estados Unidos relataram que, após aplicar uma vacina experimental em macacos portadores de uma variação do vírus da AIDS, os macacos conseguiram controlar a infecção durante mais de um ano, o que pode levar a uma vacina para humanos em combate a essa doença.
A vacina prepara o sistema imunológico para atacar rapidamente o vírus HIV quando ele entra no organismo, momento em que o vírus é mais vulnerável. Dessa forma, um teste da vacina com uma versão do vírus da AIDS em macacos, o chamado vírus da Imunodeficiência Símia (VIS), mostrou que mais da metade dos animais foram capazes de impedir a replicação do vírus, de modo que testes mais precisos não conseguiram detectar algum indício de contaminação, após exposição ao VIS durante um certo período de tempo.
Com a aquisição da vacina, sendo o vírus persistentemente presente, ele manterá o sistema imunológico em alerta, pronto para atacar o vírus assim que ele entrar no organismo e, assim, haverá uma possibilidade de manter o vírus sob completo controle ou até mesmo eliminá-lo.
Os que resistiram à infecção possuíam a probabilidade de ter um determinado gene, identificado como TRIM5. Esta descoberta pode ajudar os pesquisadores na corrida por uma vacina contra o HIV, que provavelmente haja entre humanos genes a serem encontrados em algumas pessoas, mas não em outras, que podem ajudar na proteção do organismo.
Hoje em dia, não existe cura para a AIDS, mas coquetéis de medicamentos possibilitam manter a doença controlada por muitos anos. O vírus HIV, causador da AIDS, está presente em mais de 33 milhões de pessoas no mundo todo e já matou mais de 25 milhões, desde a sua existência.
Portanto, essa corrida para a fabricação de uma vacina contra essa doença é promissora, já que poderá acarretar uma melhor qualidade de vida aos que são soropositivos e poupá-los da ingestão interminável de muitos medicamentos.

Fonte: Terra
Leia mais em : http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5123877-EI8147,00-Vacina+contra+Aids+apresenta+resultado+promissor+em+macacos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário