terça-feira, 13 de setembro de 2011

Flor ajuda em pesquisas do combate ao câncer

Açafrão-do-prado
O açafrão-do-prado (Colchicum autumnale) é uma flor que pode ser usada em um novo medicamento para combater o câncer. A planta tem histórico de uso venenoso e medicinal, na Grécia e Egito antigos, e uma pesquisa feita por britânicos da Universidade de Bradford diz que seu extrato pode destruir células cancerosas. Inserido em determinado organismo, a substância circula na corrente sanguínea mas só é ativada na presença da enzima emitida pelos tumores malignos que promovem a invasão aos tecidos do seu redor. Essa característica acaba promovendo o ataque do medicamento apenas às veias que alimentam o tumor, fazendo com o que o câncer morra de "inanição", além de aparantemente não danificar os tecidos saudáveis.
A droga foi testada com sucesso em camundongos contra câncer de mama, pulmão, intestino e próstata, sendo afirmada pelos pesquisadores que ela deve ser eficiente contra qualquer tipo de tumor sólido. Tentativas anteriores de usá-la contra o câncer fracassaram devido à alta toxicidade do composto, entretanto, o problema foi solucionado após a equipe britânica ter conseguido torná-la inofensiva até entrar em contato com o tumor.
Pacientes do Hospital de St.James, em Leeds, poderão ser os primeiros a testar o novo medicamento dentro de 18 a 24 meses.

Fonte: BBC Brasil - Link




Um comentário:

  1. Sensacional! se realmente se confirmar essa será a maior descoberta da história! GLORIA A DEUS!

    ResponderExcluir