sábado, 17 de setembro de 2011

Embalagem de material renovável tem ação antimicrobiana

          Na Escola Politécnica (Poli) da USP, cientistas desenvolveram uma embalagem ativa feita com fécula de mandioca, que utiliza recursos naturais renováveis e aumenta a vida de prateleira dos alimentos. A embalagem possui em sua composição extratos de óleos essenciais com função antimicrobiana, que ajudam a conservar os produtos embalados por mais tempo. Além disso, a adição de nanopartículas de argila tornou a embalagem mais resistente e menos permeável à entrada de água e oxigênio, evitando o desenvolvimento de micro-organismos.
                          
                              

         Além de formular uma embalagem de fonte renovável, procurou-se adicionar ainda um óleo essencial natural com atividade antimicrobiana, evitando deterioração e aumentando a vida de prateleira do produto embalado.
         As pesquisas com filmes plásticos flexíveis de fécula de mandioca começaram em 2005, a partir de um projeto desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os experimentos tiveram o apoio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
          


Gostou? Veja a notícia completa clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário