sábado, 27 de agosto de 2011

O Câncer tem cura?

O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças, sendo assim não podemos dizer se há cura ou não de forma universal. A possibilidade de cura depende basicamente do tipo do tumor e do estágio de desenvolvimento. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura, por isso é importante se informar e estar atento aos sinais do corpo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMG), mais da metade dos casos já tem cura. Os países desenvolvidos têm as melhores estatísticas, devido a métodos mais avançados de diagnóstico. O INCA enfatiza que é responsabilidade de qualquer médico ajudar na detecção de um tumor, mesmo ele não sendo especialista na área. Tal importância se deve ao fato de que a maior arma na luta contra o câncer é o diagnóstico precoce. No entanto, não são todos os tipos de tumor que permitem isso, mesmo assim a OMG afirma que 40% das mortes poderiam ser evitadas.

Quem tem papel fundamental nessa luta é a sociedade. Quanto mais informada a população estiver, mais casos podem ser descobertos precocemente. A partir disso, a Fundação do Câncer lançou uma campanha: Falta de informação causa câncer. Ela objetiva informar sobre os riscos do câncer de pulmão, infarto e outras doenças, para pessoas não fumantes, mas que tem contato com a fumaça de produtos derivados do tabaco. No site da fundação (www.fundacaodocancer.org.br), é possível fazer um teste para verificar se o indivíduo faz parte do grupo de risco. Iniciativas como essa são comuns. Outros institutos, como o Oncoguia, buscam informar a população sobre o câncer, contando com a internet, rádio e TV. O Oncoguia conta com um site (www.oncoguia.com.br) repleto de informações sobre a doença, tratamentos, fala sobre a vida com o câncer, também constam lá, vídeos com depoimentos, além de falar sobre os direitos do paciente com câncer. O instituto tem um programa aos domingos, chamado “Conversando sobre o Câncer”, sendo transmitido para todo o Estado de São Paulo pela rádio FM 95,7 ou AM 660. Outras iniciativas são muito conhecidas, como o McDia Feliz e caminhadas contra o câncer.

É importante lembrar que mesmo havendo casos sem cura, o indivíduo pode ter uma vida saudável por muito tempo. Nesse caso, a doença fica controlada e é tratada como uma doença crônica (doenças de tempo longo e geralmente de progressão lenta, como diabets). O tratamento do câncer, em geral, requer um conjunto de atividades, além da medicação. Faz-se necessária uma nutrição melhor, atividade física e também acompanhamento psicológico, este tanto para o paciente quanto para família.

Podemos afirmar que o câncer é uma doença curável, mas não em todos os casos. Infelizmente, no Brasil, ainda a maioria dos casos não tem cura, no entanto as estatísticas melhoram a cada ano, isso se deve a novos métodos de diagnósticos desenvolvidos. Os índices podem ser ainda melhores se a população estiver mais informada, prevenindo-se, fazendo auto-exame, no caso de câncer de mama, visitando periodicamente um urologista, no câncer de próstata e, claro, buscando informação sobre os tipos de câncer e seus sintomas.

Rafaela Herrera Silva, do Departamento de Gestão de Pessoas – BiotecJr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário