sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O câncer e a Organização Mundial da Saúde


O dia 4 de fevereiro é o dia mundial do câncer, decretado pela Organização Mundial da Saúde (WHO- World Health Organization), que apóia a União Internacional Contra o Câncer. Esse dia visa promover maneiras de amenizar o fardo global do câncer, prevenindo a doença e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) define a doença como um conjunto de mais de 100 doenças, que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de neoplasia (formação de tumor por aumento do número de células) – podendo ser benigna ou maligna. Um tumor benigno significa uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Por não ser vascularizado, o esse tumor tem suas células mais externas se multiplicando, mas as células mais internas morrem por falta de nutrientes, por isso a taxa de crescimento é baixa. O tumor maligno, por sua vez, caracteriza-se pelo crescimento desordenado rápido, invasão de outros tecidos e órgãos (metástase). Este, geralmente, têm capacidade de formar novos vasos sanguíneos, que nutrem as células cancerosas e as mantêm ativas. Além disso, permitem que haja metástase, uma vez que uma célula se desprende do tumor e migra via corrente sanguínea.

Quanto mais cedo a doença for detectada, melhores os resultados ao tratamento. Isso se deve ao fato de as células cancerosas serem menos especializadas nas funções de seu tecido correspondente. Assim, conforme as células doentes vão substituindo as normais, os tecidos invadidos perdem sua função.

Atualmente, os tratamentos possíveis são radioterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea. O primeiro consiste na utilização de radiação local para impedir a proliferação das células e/ou destruí-las. Pode ser usado tanto para cura, quanto para a melhoria da qualidade de vida do paciente, uma vez que o tratamento alivia alguns sintomas como a dor. A quimioterapia utiliza medicamentos no combate ao tumor. Misturam-se ao sangue e agem de várias formas, além de combaterem as células doentes, evita que essas se espalhem para outras partes do corpo. O transplante de medula óssea é utilizado no caso de doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Nele substitui-se a medula deficiente por células saudáveis de medula óssea, de forma com que essas reconstituam uma medula saudável.

A boa notícia é que a doença pode ser prevenida. Segundo a Organização Mundial de Saúde 40% das mortes por câncer podem ser prevenidas. O Plano de Ação Contra o Câncer da WHO diz que a prevenção é feita reduzindo o uso do tabaco, melhorando a dieta e atividades físicas, baixando o consumo de álcool, eliminando ambientes de trabalho carcinogênicos (que estimulam a formação do câncer) e imunizando a população dos vírus da hepatite B e papilomavírus humano (HPV).

Rafaela Herrera Silva
Membro do departamento de Gestão de Pessoas – BiotecJr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário