domingo, 21 de agosto de 2011

Célula a Combustível

  Uma nova fonte de energia limpa está em voga, é a chamada "célula ou pilhas a combustível".
 As células a combustível foram utilizadas pela primeira vez para fornecer energia elétrica para as naves espaciais tripuladas em diversos voos e suas vantagens logo se tornaram claras.
 A idéia básica de uma célula a combustível é converter hidrogênio e oxigênio em água, gerando diretamente eletricidade. Isso é possível injetando-se os dois gases em eletrodos porosos especiais. Com um rendimento de energia muito alto.
As grandes vantagens dessas células estão no fato de que o combustível hidrogênio é muito fácil de obter, existindo em grande quantidade na natureza e que o produto de sua queima é a água que não polui e melhor ainda, é de extrema importância.
 A desvantagem está ainda no preço e tamanho. Além de serem grandes e pesadas elas são caras.
 Uma empresa já está fabricando pequenas células que servem para alimentar computadores e outros equipamentos de menor porte. Do tamanho aproximado de uma caixa de sapatos, você simplesmente conecta um pequeno tubo de hidrogênio no local apropriado, e a "queima" desse gás produz energia para alimentar seu computador durante dias. No final, você retira o tubo vazio colocando um novo e esvazia um pequeno reservatório onde a água, produto da combustão, foi armazenada.
 No entanto, com o desenvolvimento dessa tecnologia, a tendência é que possamos contar com esse tipo de gerador mais barato, para alimentar nossos aparelhos domésticos como computadores, televisores portáteis, lanternas, celulares e muito mais, queimando hidrogênio e produzindo água, sem poluir e sem esgotar as reservas naturais de combustível.
 

Newton C. Braga
(*) Newton C. Braga é diretor técnico das Revistas Saber Eletrônica e Eletrônica Total, colabora com as revistas Mecatrônica Fácil e Mecatrônica Atual, tem mais de 100 livros publicados no Brasil e Exterior.

Leia mais: http://www.gazetapenhense.com.br/materia.php?materia_id=1132

Nenhum comentário:

Postar um comentário