domingo, 28 de agosto de 2011

É possível prevenir o câncer!

Cerca de 80% dos casos de câncer estão relacionados ao ambiente, o que engloba o local de trabalho, alimentação, medicação e estilo e hábitos de vida. Os casos por hereditariedade são mais raros. Dessa forma, cuidar da saúde é o caminho para aliviar o fardo que o câncer representa para a sociedade. A União Internacional Contra o Câncer afirma que um terço dos casos de câncer poderia ser evitado se houvesse adoção de medidas preventivas.

Pesquisas comprovam que pelo menos 30% das mortes por câncer são causadas por hábitos não - saldáveis, como uso de tabaco e álcool. Por isso, o apelo pela diminuição até a erradicação do consumo de tabaco é alvo de diversas campanhas. O fumo está comprovadamente ligado ao câncer de pulmão, garganta, boca e esôfago. Mesmo aqueles que não consomem, mas que convivem com fumantes, correm o risco de desenvolver, não só o câncer, como também problemas respiratórios. O consumo excessivo de álcool, além de causar cirrose hepática, aliado a outros fatores de risco, está associado a 2-4% das mortes por câncer. E está ligado ao câncer de fígado, reto e, possivelmente, de mama. A dica para quem opta pelo consumo é que o limite seja de dois drinques para homens e um para mulheres, por dia.

Outros fatores com que se deve ter cuidado são alimentação e atividade física. Um terço dos diagnósticos de câncer está relacionado a uma alimentação inadequada. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, o brasileiro mudou sua dieta para pior, por ainda comer muita carne gordurosa e por aumentar o consumo de alimentos semi-prontos, que são menos nutritivos. Aqui a recomendação é que se ingira menos gordura, principalmente as animais e vegetais hidrogenadas. É aconselhável o consumo de cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes, o aumento do consumo de fibras, como grãos e cereais e também se aconselha que o brasileiro não abandone o seu habitual arroz com feijão. Além da alimentação saudável, é necessário o aumento da atividade física, pois o sedentarismo também está associado ao câncer. Recomenda-se 30 minutos de exercício, três vezes por semana, podendo este ser uma caminhada ou até mesmo pular corda e subir escadas.

Alguns cânceres são mais específicos, como no caso de câncer de pele e de útero. Para esses casos a prevenção parece mais simples. O uso do protetor solar, no mínimo fator de proteção 15, é imprescindível, independente de cor de pele, sexo ou idade. A exposição à radiação solar é a principal causa do câncer de pele. Para aqueles que se expõem por mais tempo, é recomendado o uso de bonés e camisas de manga longa. O câncer de útero está ligado ao vírus HPV e o índice de mulheres infectadas vem aumentando. Nesse caso, para mulheres com vida sexual ativa, aconselha-se a realização de exames de rotina (ultra-som e Papanicolau) anualmente, além da prática do sexo seguro.

Uma vida saudável pode trazer muito mais benefícios além da prevenção do câncer. Alimentação saudável e prática de exercícios físicos previnem o envelhecimento precoce, além de melhorar a auto-estima. O filtro solar também retarda o envelhecimento da pele. Dentre outras dicas, é importante dormir bem e beber bastante líquido. Cuide-se e previna-se: a prevenção é melhor do que a cura.

Rafaela Herrera Silva, do departamento de Gestão de Pessoas, BiotecJr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário