sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como o câncer começa?


A célula é a menor unidade funcional do corpo, capaz de desempenhar funções básicas, como crescimento e multiplicação. Cada uma carrega em seu núcleo as informações básicas à vida: o ácido desoxirribonucléico (DNA, sigla em inglês). Este contém espécies de códigos para que a célula produza suas proteínas e outras moléculas, a fim de exercer suas funções. A esses códigos damos o nome de genes, que representam apenas uma parcela de todo material genético da célula, cerca de 1%. Os outros 99% tem função estrutural, de manutenção e proteção do DNA.

Quando uma célula se divide, ela duplica todo seu material genético. A cada divisão, pode haver erros na duplicação de seu DNA, o que chamamos de mutação. As mutações ocorrem também por fatores ambientais, como tabaco, álcool, poluição ou radiação solar. O estresse acumulado pode causar alteração no material genético, através da formação de radicais livres, grandes vilões desse processo, uma vez que esses elementos são altamente reativos e entram facilmente em contato com o DNA da célula. Uma dieta com excesso de ferro, rica em agrotóxicos e gorduras trans resulta também na formação desses mesmos radicais.

Os ácidos desoxirribonucléicos são feitos de uma seqüência de nucleotídeos que darão a receita certa para as proteínas a serem formadas. Quando existe um erro nessa seqüência, uma mutação, o produto final não é formado ou é modificado (de maneira que ele não exerça a função adequada), como se faltasse um ingrediente no bolo. Esse produto final pode ser essencial pra vida da célula, assim ela morre ou é eliminada por processos de defesa do corpo. No câncer, porém, a mutação não ocorre em um gene vital, mas sim em genes “dormentes”, que sendo estimulados, tornam a célula inimiga do corpo, pois vai nutrir-se para se multiplicar e não irá exercer nenhuma função em tecido ou órgão. Esses genes são chamados de protooncogenes (genes que podem originar o câncer), que, quando estimulados, se tornam oncogenes, responsáveis pela cancerização da célula.

Em uma seqüência de eventos, a formação do câncer acontece em três etapas. Primeiramente, a célula entra em contato com agentes cancerígenos, que causarão mutações em alguns genes (protooncogenes), de maneira que a célula fique propensa ao desenvolvimento de um tumor. Na segunda etapa, um processo prolongado de ação de outros agentes, agora oncopromotores (que promovem o câncer), levando a malignização das células atingidas. Essas células, agora, não reconhecem o sinal de quando é hora de parar de crescer ou de morrer, passando para a última fase. Nesta haverá formação de vasos sanguíneos, os quais irão nutrir o crescimento descontrolado do tumor, além de promover a disseminação pelo corpo. 

Rafaela Herrera Silva - membro do Departamento de Gestão de Pessoas – BiotecJr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário