quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Células-tronco também combatem queimaduras


Queimaduras são lesões na pele que podem ser causadas por diversos fatores tais como eletricidade, determinados produtos químicos e até mesmo calor ou frio em excesso. Essas lesões promovem uma irritação na área atingida, pois como ocorre a danificação da epiderme, os filetes nervosos ficam expostos e em contato com o ar, o que provoca a dor.
Pesquisadores do Instituto McGowan de Medicina Regenerativa, da Universidade de Pittsburgh, localizada nos Estados Unidos, descobriram uma forma de regenerar completamente a pele humana queimada, aliviando, portanto, a dor sofrida.
Com os avanços de pesquisas com células tronco, foi possível criar um spray que pode ser a cura definitiva para queimaduras. O projeto desenvolvido pelo Dr. Jörg Gerlach ainda está em fase inicial, mas os resultados são bastante positivos. O processo leva apenas uma hora e meia, no qual são retiradas células tronco adultas do indivíduo e essas são distribuídas sobre a região queimada através de um tipo de spray. Em poucos dias, a pele poderá estar completamente restaurada.
Este processo substituiria os transplantes, técnica na qual são implantados pedaços novos de pele sobre as áreas afetadas. Porém, esse processo utilizado atualmente, promove a formação de uma nova camada cutânea bastante sensível. Essa alta sensibilidade, dificuldade a recuperação total do paciente.
A invenção eliminaria este processo longo e doloroso, além de prevenir as mortes decorrentes de queimaduras graves, que ocorrem por infecções causadas pela falta da pele. Até agora foram realizados testes com 12 pacientes, que apresentavam queimaduras leves. Todos eles apresentaram ótimos resultados, obtendo a regeneração completa do ferimento em apenas quatro dias, o que releva a eficiência das células-tronco também contra as queimaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário