terça-feira, 19 de julho de 2011

Plantas transgênicas que sintetizam toxinas de Bacillus thuringiensis


Hoje em dia, medidas alternativas têm sido criadas para reduzir ou ao menos amenizar os danos ambientais proporcionados homem. Um exemplo disso é a utilização da biotecnologia a fim de reduzir a utilização de substâncias nocivas ao meio ambiente.
            O presente estudo cita algumas maneiras de se utilizar dessa nova realidade no ramo agrícola, onde plantas geneticamente modificadas podem reduzir potencialmente a utilização de agrotóxicos e defensivos agrícolas, minimizando expressivamente os prejuízos ecológicos.
            A técnica consta da utilização de um fragmento genético de uma bactéria que, ao ser inserido no DNA da planta de interesse, repassa a esta a resistência ao inseto-praga em questão. O nome dado à técnica é transgenia e esta é realizada através da transformação genética.


            A transformação genética tem se mostrado uma técnica altamente viável visto que a inserção de genes de interesse tem permitido a geração de plantas transgênicas com características específicas, sem o rompimento de combinações genéticas já selecionadas pelos programas convencionais de melhoramento genético.
            A transgenia vem ganhando cada vez mais espaço no âmbito da agricultura e agregando, portanto, maiores valores comerciais para as plantas provenientes da técnica, como é o caso das plantas-Bt, plantas com genes do Bacillus thuringiensis, que as deixam resistentes a diversas ordens de insetos, principalmente coleópteros (besouros) e lepidópteros (borboletas).
            Essas bactérias, também conhecidas como Bt., possuem genes (genes cry) que codificam proteínas de caráter entomopatogênico, ou seja, proteínas tóxicas somente para os insetos. Desta forma, a inserção destes genes específicos nas plantas hospedeiras, permite a estas a expressão contínua destas proteínas tóxicas em todos os tecidos da planta, o que a protege dos insetos que se alimentarem de qualquer região do vegetal. 

Atualmente estão registradas mais de 300 seqüências de genes cry, indicando que a próxima geração de plantas-Bt deverá apresentar múltiplos genes cry, oferecendo aos produtores um maior espectro de proteção contra diferentes insetos-praga e reduzindo a probabilidade dos mesmos desenvolverem resistência.
A aplicação integrada das plantas transgênicas na agricultura convencional, já ultrapassou a aceitação pública da tecnologia dos transgênicos e atualmente representa uma realidade no incremento da produção de alimentos de origem vegetal, com baixo custo e menor impacto ambiental.




A matéria pode ser lida na íntegra na revista: Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento (nº 38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário