sexta-feira, 8 de julho de 2011

O medicamento que veio do leite

Foi a partir da década de 80 que a idéia de produzir drogas transgênicas ocorreu a muitos cientistas. Foi também nesta época que o desafio de fabricar proteínas complexas surgiu: era necessário assegurar que essas grandes moléculas tivessem a forma adequada, e com todos os açúcares nos locais corretos, na superfície dos aminoácidos das proteínas. Inicialmente, foram utilizadas células ovarianas dos hamsters chineses, mas, devido a dificuldade de se obter uma quantidade suficiente do produto, o custo era muito elevado.

A alternativa encontrada pelos pesquisadores, foi passar a utilizar as glândulas mamarias de vacas, coelhas e cabras, devido à capacidade apresentada por elas de produzir grandes quantidades de proteínas complexas.

A proteína antitrombina humana, produzida pelo leite da cabra, recentemente foi aprovada pela Agência Européia para Avaliação de Produtos Medicinais (Emea). O novo medicamento se chama Atryn e possui propriedades anticoagulantes e antiinflamatorias, podendo ser utilizado no tratamento de doenças genéticas raras.

Para saber mais, visite:

http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/o_medicamento_que_veio_do_leite.html
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/aplicacees_dos_animais_transgenicos_7.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário