domingo, 3 de julho de 2011

Estrelas-do-mar podem trazer cura para inflamações.

Pesquisadores britânicos do King’s College, em Londres, afirmam que uma espécie estrela-do-mar conhecida popularmente como Estrelas-do-mar Verde pode ajudar no tratamento de doenças como a asma. O objetivo desses pesquisadores é o desenvolvimento de uma substância que proteja o corpo humano de condições inflamatórias, inspirada em uma substância viscosa (muco) que cobre o corpo desses animais.

                 As estrelas-do-mar tem uma eficiente capacidade antiaderente, que impede que outros organismos marinhos se alojem em sua superfície corpórea.  Essa capacidade chamou a atenção dos cientistas, principalmente no que diz respeito às condições inflamatórias do organismo humano. A inflamação é uma resposta natural do corpo humano a ferimentos ou infecções, quando o sistema imunológico esta descontrolado.

                A ideia principal do trabalho dos cientistas é criar um tratamento baseado na antiaderência das estrelas-do-mar. As artérias seriam cobertas por uma espécie de muco que impediria que as células brancas aderissem ao tecido arterial, condição que ocorre nos casos de inflamação, quando estas células que circulam livremente nas artérias se acumulam e aderem ao tecido, criando danos. Os cientistas acreditam que as estrelas-do-mar podem ser uma solução melhor do que o uso de fármacos, que podem causar efeitos colaterais.

Referências Bibliográficas: Estadão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário