sábado, 25 de junho de 2011

Vacina cura câncer de próstata em ratos

         Uma equipe de pesquisadores da Mayo Clinic, liderada pelo Dr. Richard Vile, nos Estados Unidos, conseguiu resultados significativos no desenvolvimento de uma vacina para a cura de tumor em estágio avançado na próstata de ratos, aparentemente sem causar efeitos colaterais aos animais.
        O tratamento consiste em fazer com que o sistema imunológico do animal consiga se livrar do tumor sem a necessidade de quimioterapia ou radiação, mostrando-se bastante eficiente para tumores na próstata e melanoma, além de ter potencial para tumores no pulmão, cérebro e pâncreas.
       A vacina faz com que as células T do sistema imunológico ataquem somente as células cancerígenas da próstata, deixando o tecido saudável intacto. Para isso, os pesquisadores recolheram trechos do código genético da próstata humana saudável e juntaram com o DNA complementar de uma biblioteca (cDNA). Esses trechos de cDNA foram inseridos em vírus desativados, que serviram como vetores. No corpo do rato, o vírus espressa o mesmo antígeno do câncer e assim, o sistema imune ataca o vírus e, consequentemente, o câncer.

Gostou?
Para ver a reportagem completa clique aqui
Fonte: INFO Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário