quarta-feira, 29 de junho de 2011

Uma idéia brilhante!

Neste post, falaremos um pouco sobre uma descoberta que se tornou muito útil para o campo da Biotecnologia. Em 2008, o prêmio Nobel de química foi para Osamu Shimomura por sua idéia literalmente brilhante. Ele conseguiu, em 1960, isolar de águas-vivas uma proteína responsável por emitir fluorescência verde!
Essas águas-vivas são seres bioluminescentes, ou seja, animais que emitem luz visível com o intuito de se comunicar com o ambiente. Existem alguns tipos de animais bioluminescentes, a maioria marinha, como águas-vivas. celenterados e bactérias, e alguns terrestres como os vaga-lumes e alguns fungos.
Mas, por que essa proteína, chamada de GFP, se tornou tão importante no ramo da Biotecnologia?
Depois de seu isolamento e descoberta de sua estrutura, pesquisadores conseguiram colocá-lo no DNA de outros seres, começando com a bactéria E.coli e chegando nos famosos camundongos GFP. Esses camundongos fluorescem verde sob luz ultravioleta, o que tornou possível o acompanhamento de muitas células e vias metabólicas do organismo de mamíferos, como o desenvolvimento e metástase de um câncer, ou o acompanhamento da resposta imune do organismo, além de servirem como marcadores de genes que não se expressam em proteínas. Ou seja, a descoberta dessa proteína e sua utilização no meio científico tornou mais visível e fácil de identificar os processos realizados em laboratório em tempo real!

Hoje em dia, não se tem apenas as luminescências verdes, mas já se conseguiu luminescências de quase todas as cores, como azul, amarela e vermelha. Além disso, não se manteve a técnica apenas para fins científicos e acadêmicos, como se pôde notar pela criação do primeiro cachorro que brilha no escuro, em 2009, o pequeno Ruppy.

É válido lembrar que animais transgênicos para a fluorescência não sofrem nenhum tipo de alteração fisiológica, sendo um processo seguro e completamente inócuo.

Para ver a matéria sobre o Prêmio Nobel de Química, da revista Química Nova na Escola,  na íntegra, clique aqui!
Para ver a reportagem sobre o cachorro fluorescente, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário