terça-feira, 21 de junho de 2011

Bioinformática aplicada as Ômicas

No começo de agosto a Biotec Júnior irá realizar o curso "Bioinformática aplicada as Ômicas". Mas afinal, o que é isso? Do que exatamente se trata? Qual a sua importância? O texto que se segue, retirado do artigo "Recursos de Bioinformática aplicados às ciências Ômicas como Genômica, Transcriptômica, Proteômica, Interatômica e Metabolômica" irá responder todas essas perguntas de forma simples e objetiva.

"Os dados gerados pelo sequenciamento dos genomas de diferentes organismos transformaram a biologia. A integração de várias áreas do conhecimento permitiu avançar os estudos em relação à genômica, os processos de transcrição das informações contidas nos genes, a transcriptômica, bem como a compreensão do conjunto dos produtos destes genes pela proteômica. No início desta década com o advento do genoma humano também se iniciava as discussões e as ações para uma nova era da biologia, a “era pós-genômica”. Neste contexto, promoveu-se o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das técnicas que permitiram os avanços destas novas ciências ômicas, como a transcriptômica, proteômica e metabolômica, com o objetivo de isolar e caracterizar o RNA, as proteínas e os metabólitos, respectivamente; sendo possível devido também ao desenvolvimento da bioinformática. O termo “ômicos” refere-se à análise global dos sistemas biológicos. Além das citadas anteriormente, uma variedade de subdisciplinas ômicas têm surgido, cada uma com seu próprio conjunto de instrumentos, técnicas, softwares e base de dados. Entre as tecnologias ômicas que impulsionam estas novas áreas de investigação, mencionam-se as tecnologias de DNA e microarrays, a espectrometria de massas e uma série de outras tecnologias e instrumentação que permitiram uma alta capacidade de análise. O domínio da bioinformática cresceu em paralelo e com a internet, em que a rápida análise de dados e a troca de informações sobre os códigos biológicos e computacionais estão em convivência harmônica, por meio de suas múltiplas ramificações, gerenciando e integrando bancos de dados aplicáveis, e construindo sistemas  in silico  para simulação de formas naturais e modificadas de produtos específicos. Todos os projetos de sequenciamento genômico realizados e em andamento, tanto de procariotos como de eucariotos, continuam a nos lembrar que o nosso conhecimento sobre o funcionamento de um organismo ou célula, a nível molecular, é realmente muito limitado. Desta forma, o aumento substancial de sequências e de informações produzidas pelo rápido avanço das ciências ômicas está ajudando a prover novos caminhos da exploração de textos pela bioinformática."

A seguir estão duas figuras com um resumo das principais Ciências Ômicas e suas interações. Clique nas imagens para ampliar.

 Fonte: http://www.nature.com/nrm/journal/v7/n3/fig_tab/nrm1857_F4.html
Fonte: http://omics.org/index.php/File:Omics_pathway_jong_bhak_sm_20071231.png

Para uma base mais aprofundada sobre o assunto, inscreva-se no nosso curso de inverno através do site: www.wix.com/cursodebioinformatic/btc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário